-
Arquitetos: SABK design group
- Área: 95 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Mohammad Hozhabri
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, DOLD, NHN - Kenwa, Plaka, Sveza, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Fashand foi projetada e construída em um lote de 1200 m². A construção começou no outono de 2014 e terminou na primavera de 2016. O terreno tem proporções oblongas e o lado norte foi escolhido para localizar a edificação que se estende por quase toda sua largura, preservando duas árvores antigas. Um retângulo de 5X11 metros foi considerado como volume principal. Grandes aberturas envidraçadas no térreo percorrem toda a extensão da casa para criar uma vista pitoresca, trazendo o ar livre para o interior.
Devido a questões de segurança relacionadas a edificações localizadas nos subúrbios, que são usadas apenas nos finais de semana ou feriados, é quase inevitável o uso de fechamentos nas portas e janelas. Portanto, eles se tornaram um aspecto importante do desenho desde o início. Esses fechamentos são projetados de maneira que ao serem abertos fornecem sombra para as janelas do chão ao teto no térreo. Adicionando flexibilidade e versatilidade o volume pode ser aberto ao jardim ou completamente fechado e sem janelas, parecendo impenetrável.
Nenhuma diferenciação é feita entre telhado e parede, o que confere à edificação, com apenas 5 metros de largura, uma certa massa visual que forma um contraste surpreendente com a construção: estrutura de aço leve e placas de gesso. O teto do térreo é composto por madeira de 42 mm, formando o primeiro andar, ao mesmo tempo. Essa leveza, por outro lado, combina bem com a sensação técnica transmitida pelos fechamentos das janelas que se desdobram horizontalmente contra a gravidade.
O interior aberto no térreo é formado graças a uma faixa de utilidade linear de um único lado que acomoda a lavanderia e casa de máquinas com acesso externo, um banheiro, depósito e uma escada reta de um só lance, deixando um espaço flexível para a cozinha e sala de estar que pode ser parcialmente transformada em um dormitório com ajuda de uma divisória. Um vazio no meio conecta visualmente o térreo ao andar superior, que consiste em dois dormitórios, um banheiro e uma varanda em uma planta simétrica.